quinta-feira, 16 de junho de 2011

5º DIA DA NOVENA - CEB SÃO LUIZ RECEBE CEB SANTA LÚCIA

    No quinto da da novena de São Luiz Gonzaga, recebemos para celebrar a comunidade Santa Lúcia.
     A celebração nos mostrou o verdadeiro sentido de se rezar a oração do Pai Nosso. Existem duas versões da oração do Pai Nosso. Uma em Lucas 11, 1-4 sendo essa a mais breve e provavelmente a mais antiga e a outra é essa passagem que vimos hoje no evangelho de Mateus 6, 7-15.
     A instituição que introduz o Pai Nosso sublinha a peculiaridade da oração cristã, que é muito diversa daquela que os Judeus e os pagãos praticavam.
     A oração como as demais práticas religiosas, se transformava para os fariseus em motivo de ostentação.  Deixava de ser um modo de louvar a Deus e passava a ser um instrumento para alcançar honra e prestígio diante dos homens.
    A oração do cristão deve estabelecer uma relação íntima com o Pai; um clima de abandono, de isolamento e confiança a Deus. Os cristãos devem orar como Jesus orava.
    Precisamos entrar em verdadeira sintonia com o Pai. Refletir bastante sobre a oração do Pai Nosso pois existem trechos importantes nessa oração que merecem destaque como na parte que diz; Seja feita a vossa vontade. Nem sempre a nossa vontade é a vontade de Jesus e sendo assim agimos de maneira egoista pois devemos saber que o nosso tempo não é o tempo de Jesus. Precisamos também perdoar nossas ofensas e todos aqueles que nos ofenderam. Pois se perdoardes aos homens e suas ofensas o Pai celeste também vos perdoará. Mas se cultivares o mau em nosso coração, não mereceremos o perdão divino.
   O celebrante Gilson falou muito bem sobre a relação que nós cristãos temos que ter com Deus, agradecendo sempre as bênçãos recebidas. É preciso que nos transformemos em crianças, com o coração simples e sem pecado, para entrarmos no reino dos céus. Temos que seguir o exemplo de São Luiz Gonzaga, que era fiel na oração e também na hora de agir em prol do próximo.
      Durante a celebração foi feito um momento de oração, em homenagem aos 40 anos de matrimônio do casal Aluir e Maria da Penha, participantes da Pastoral Familiar da comunidade anfitriã.




Um comentário:

  1. Olá Comunidade São Luiz.
    A Paz de Cristo.
    Vim contar que este blog está na minha lista dos blogs de ouro.
    Pode copiar o selo no blog http://educarmaisblog.blogspot/
    Pois vocês merecem!

    ResponderExcluir