quinta-feira, 17 de março de 2011

DICA DE ECONOMIA

Cuidados para não se tornar um consumista exagerado
Nos dias atuais, não está fácil ser um consumidor eficiente. Não é errado adquirir produtos supérfluos, desde que essa compra seja feita com planejamento e equilíbrio.
Segundo psicossociólogos, os consumidores têm o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
  • Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. Às vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
  • Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping-center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
  • Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado.
Encontrar o equilíbrio entre os comportamentos de consumo nem sempre é uma tarefa fácil, mas o consumidor deve procurar consumir de modo eficiente, cuidando do seu bolso e seu gosto. Deve pesquisar preços antes da compra e zelar pela qualidade dos serviços e produtos que consome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário