quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE NATAL DA CORD. COMUNIDADE SÃO LUIZ GONZAGA

"Eis que vos trago uma boa nova de grande alegria: na cidade de David acaba de vos nascer, hoje, o Salvador, que é Cristo, Senhor... 
Glória a Deus nas alturas, paz na Terra aos homens de boa vontade."

   Assim foi anunciado, aos pastores de Belém, por um mensageiro celeste, o grande acontecimento. 
Nas palavras vos nascer está toda a importância do Natal. Jesus nasceu para cada um em particular. 
   Não se trata de um fato histórico, de caráter geral. É um acontecimento que, particularmente, diz respeito a cada um.
Realmente, a obra do Nazareno só tem eficácia quando individualizada. 
A redenção, que é obra de educação, tem de partir da parte para o todo. Do indivíduo para a coletividade. 
   Enquanto esperamos que o ambiente se modifique não haverá mudanças. Cada um de nós deve realizar a sua modificação.  Depende somente de nós. 
O Natal, desta forma, é aquele que se concretizará em nós, com a nossa vontade e colaboração.
O estábulo e a manjedoura da cidade de David não devem servir somente para composições poéticas ou literárias. 
Devemos entendê-los como símbolos de virtudes, despego de bens materiais, valores espirituais buscando sempre a nossa
Evolução.  
Assim, toda a magia do Natal está em cada um receber e concentrar em si esse advento. 
Jesus é uma realidade. Ele é a Verdade, a Justiça e o Amor.
Onde estes elementos estiverem presentes, Ele aí estará.
Jesus não é o fundador de nenhum credo ou seita. Ele é o revelador da Lei eterna, o expoente máximo da Verdade, da Vontade de Deus. 
Jesus é a luz do mundo. Assim como o sol não ilumina somente um hemisfério, mas sim toda a Terra, assim o Divino Pastor apascenta com igual carinho todas as ovelhas do Seu redil. 
O Espírito do Cristo vela sobre as Índias, a China e o Japão, como sobre a Europa e a América.
Não importa que O desconheçam quanto à denominação. Ele inspira aos homens a revelação Divina, o Evangelho do amor. 
Aqui Lhe dão um nome, ali um outro título. 
O que importa é que Ele é o mediador de Deus para os homens, o intérprete da Sua Lei.
Onde reside o Espírito do Cristo, aí há liberdade. Jesus jamais obrigou ninguém a crer desta ou daquela forma. 
    Sábio educador, sabia falar ao íntimo da criatura, despertar as energias latentes que ali dormiam.  Esta a Sua obra: de educação. Porque educar é pôr em ação, é agitar os poderes anímicos, dirigindo-os ao bem e ao belo, ao justo e ao verdadeiro.  
   Jesus nasceu há mais de vinte séculos... 
    Mas o Seu natalício, como tudo o que Dele provém, reveste-se de perpetuidade.
O Natal do Divino Enviado é um fato que se repete todos os dias. Foi de ontem, é de hoje, será de amanhã e de sempre.
    Os que ainda não sentiram em seu interior a influência do Espírito do Cristo, ignoram que Ele nasceu. 
    Só se sabe das coisas de Jesus por experiência própria. Só após Ele haver nascido na palha humilde do nosso coração é que
chegamos a entendê-Lo, assimilando em Espírito e Verdade os Seus ensinamentos.
* * *
   Neste Natal lhe desejamos muita paz. Que Jesus lhe abençõe a vida e lhe confira redobradas oportunidades de servir no bem. 
   Que Sua mensagem de amor lhe penetre a alma em profundidade e que juntos possamos, em nome Dele, espalhar sementes de b
ondade, pela terra árida e sofrida dos que não creem, porque ainda não O conhecem. 
   A nossa missão como evangelizadores, é ajudar Jesus nascer todos os dias, nos corações de quem ainda não O conhece, transformando nossa missão em um permanente Natal.

              Feliz Natal!
Coordenação da Comunidade São Luiz Gonzaga


Um comentário: